sábado, 26 de abril de 2008

Mais sobre "I Am Because We Are"

"I Am Because We Are", que fez sua estréia no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York, foi escrito, produzido e narrado por Madonna e examina a situação das crianças órfãs devido à Aids em um dos países mais pobres do mundo.
O interesse da Rainha Pop pelo Malawi começou a cerca de dois anos, quando foi contatada por uma empresária nascida e criada lá, indicada por uma amiga em comum.

"Ela disse que era um estado de emergência", conta Madonna no filme.

"Soava exausta e à beira de lágrimas. Perguntei como poderia ajudar, ela falou: 'Você é uma pessoa de posses. As pessoas prestam atenção ao que você diz e faz'. Me sent sem jeito. Eu disse a ela que não sabia onde ficava o Malawi. Ela me mandou olhar no mapa e então desligou." Disse Madonna.

A busca de informações sobre o país, resultaram na criação da ONG Raising Malawi, direcionada a ajudar as crianças órfãs e o documentário pouco mais de uma hora e meia é dirigido por Natham Rissman.

E foi durante a produção do documentário que ela conheceu David, no filme ele aparece sendo cuidado por uma menina soropositiva de 9 anos no orfanato Home of Hope e Madonna conta que sua mãe morreu ao dar à luz, que trÊs de seus irmãos já morreram e que o paradeiro do pai era desconhecido.

E três meses depois, e uma declaração, ela disse que David "sofria de pneumonia, malária e só Deus sabe mais o que", e sem remédios para tratá-lo "O que eu estava preparada para fazer?" Indaga, e ainda: "Se estava desafiando as pessoas a abrirem as mentes e corações, eu mesma tinha que ser a primeira a fazê-lo. Decidi tentar adotá-lo. O resto já virou história."

O processo de adoção de David ainda está em curso, meses depois de aberto o processo, o pai do menino se apresentou dizendo que havia deixado David temporriamente no orfanato e que autorizava a adoção dele pela cantora. Porém movimentos tem acusado o governo local de passar por cima das leis que regem a adoção de crianças por estrangeiros, para facilitar o fim do processo com vitória de Madonna. Vale lembrar que David já vive com a família Ritchie em Londres a mais de um ano.

No documentário ainda apresentam-se nomes de peso como o ex-presidente americano Bill Clinton, o prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu, Paul Farmer, da escola de medicina de Harvard, Jeffrey Sachs, diretor do Instituto da Terra e assessor especial da ONU.


Fonte: O Globo.

Nenhum comentário: