sábado, 19 de abril de 2008

Críticas Parte II - Correio da Bahia

Agora foi a vez do jornal Correio da Bahia expressar sua opinião sobre Hard Candy.

A velha e boa madonna

"A cantora retoma estilo do começo da carreira e firma parceria com Justin Timberlake.
No ano em que vai se transformar numa cinqüentona, Madonna decidiu beber na fonte da juventude de astros como Justin Timberlake. Em seu novo álbum, Hard candy, cujo lançamento no Brasil e na Europa está previsto para 28 de abril, um dia antes que nos Estados Unidos, ela deixa seu mais novo melhor amigo brilhar. Em seu 11º disco de estúdio – que pretende superar as oito milhões de cópias vendidas de seu antecessor, Confessions on a dance floor – a cantora apresenta 12 faixas e não foge de sua fórmula: todas são feitas para dançar.
Apesar de anunciar que, dessa vez, a grande influência é a batida club e o hip hop (daí a escolha de parceiros como Timberlake, Timbaland, Pharrell Williams e Nata "Danja" Hills, craques na área), o que ouvimos é a velha e boa Madonna. Aliás, a estrela pop foi lá atrás e, em muitas músicas, como na melódica Heartbeat, faz lembrar a voz de garotinha roliça dos tempos de Like a virgin, da década de 80.
A cantora, que este ano entrou para o Hall da Fama do Rock, avisou que a escolha do nome Hard candy (que pode ser traduzido literalmente como "doce duro") tem a ver com sua paixão pelas guloseimas em si e, ao mesmo tempo, com atitudes não tão sensíveis assim. "É uma justaposição de idéias e doçura... do tipo: vou te dar um chute na bunda, mas isso fará você sentir-se bem", afirma Madonna no material de divulgação do álbum. O nome também é o mesmo que batiza um filme estrelado pelos atores Ellen Paige, Sandra Oh e Patrick Wilson.
Apesar de o primeiro single do álbum, 4 minutes (no qual divide os vocais com Justin Timberlake), ter sido lançado oficialmente apenas no fim de março, desde dezembro do ano passado os fãs já haviam pescado na internet as faixas Candy shop e Beats goes on. Mas 4 minutes foi uma boa escolha e veio acompanhado de um videoclipe cheio de coreografias – algumas bem conhecidas – ao lado do queridinho Timberlake.
O cantor, que já integrou a boy band N'Sync, uma espécie de Menudo americano, deixou Madonna menos egocêntrica. Ela permitiu que Timberlake apareça em Hard candy como co-autor de cinco das 12 faixas (em quatro delas, ele ainda divide os vocais). Em Dance tonight – assim como ela fez em Into the groove e Music –, os dois convidam todos a dançar ao som de versos como "você não precisa ser bonito ou famoso para ser bom".
A faixa Devil wound't recognize you é a única baladinha de todo o álbum e destoa da maioria, assim como Spanish lessons, onde Madonna insiste em arriscar algumas palavras em espanhol. Talvez para resgatar megassucessos como La isla bonita e Take a bow, nos quais ficava claro o objetivo de conquistar a comunidade latina dos Estados Unidos e os fãs do estilo Shakira espalhados pelo planeta.
Esse é o último álbum de Madonna distribuído pela Warner. A cantora rompeu com a gravadora em outubro do ano passado, depois de uma lendária parceria de 25 anos, a totalidade de sua carreira. Os contratos, daqui para a frente, sairão pelo selo Live Nation, com quem a diva pop fechou um acordo milionário de dez anos, estimado em mais de 80 milhões de euros. Um dos objetivos do rompimento, disse Madonna na época, foi ganhar mais liberdade para a distribuição de suas músicas.
Hard candy vai chegar ao mercado brasileiro por um preço entre R$34,90 e R$39,90 e já está disponível em esquema pré-venda pela internet. (Mirelle de França/AG)FICHA
Disco: Hard candyArtista: MadonnaProdução: Justin Timberlake, Timbaland, The NeptunesGravadora: WarnerPreço: R$36 (em média)"

Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário: